Projeto de Educação fiscal desenvolvido na escola EBM Quintino Bocaiúva 2016/2017.
RESUMO
O
projeto de caráter interdisciplinar visa socializar experiências metodológicas
vivenciadas pelos professores regentes da Escola Básica Municipal Quintino
Bocaíuva pertencente à rede municipal de Ensino da cidade de Blumenau-SC,
realizado nos anos de 2016 e 2017. Com base em conceitos de multiletramentos (ROJO 2012) como sendo a representação
plural de diversos gêneros textuais incluindo-se letramentos digitais e estes
por sua vez imbuídos de multilinguagens encontradas na rede com um enfoque
crítico, pluralista, ético e democrático. Desenvolveram-se
os conteúdos curriculares das disciplinas envolvidas tendo como pano de fundo a
contextualização do tema educação fiscal e o uso da nota fiscal. Os conteúdos
foram planejados a partir de gêneros textuais que são (ROJO, 2005) formas
historicamente cristalizada nas práticas sociais que mediam as relações entre
prática social e as atividades de linguagem dos indivíduos. A metodologia do
trabalho orientou-se através da sequência didática, ou seja, (DOLZ, NOVERRAZ e
SCHNEUWLY, 2004) um conjunto de atividades
pedagógicas organizadas, sistemáticas, com base em um gênero textual que
objetivou um fazer pedagógico interacionista. O tema do projeto foi:
Nota fiscal: Pra que serve? O projeto é composto de quatro etapas: etapa I -
seminários, vídeos, mesa redonda e pesquisa de preço nos mercados da região,
etapa II - entrevista com os pais dos alunos envolvidos sobre o tema
(trilíngue), etapa III - com base nas respostas os alunos criarão uma história
em quadrinhos (trilíngue), etapa IV - construção de um supermercado trilíngue.
Estas e outras atividades compõem, portanto este projeto que visa proporcionar
práticas de leitura e escrita através das multilinguagens com base nos
multiletramentos para um fazer pedagógico diferenciado, que seja capaz de
proporcionar aprendizagem significativa e consequentemente transformação social
através da conscientização referente à educação fiscal.
Palavras chave: projeto
interdisciplinar, educação fiscal, ensino trilíngue.
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