Projeto de Educação fiscal desenvolvido na escola EBM Quintino Bocaiúva 2016/2017.





RESUMO
O projeto de caráter interdisciplinar visa socializar experiências metodológicas vivenciadas pelos professores regentes da Escola Básica Municipal Quintino Bocaíuva pertencente à rede municipal de Ensino da cidade de Blumenau-SC, realizado nos anos de 2016 e 2017. Com base em conceitos de multiletramentos (ROJO 2012) como sendo a representação plural de diversos gêneros textuais incluindo-se letramentos digitais e estes por sua vez imbuídos de multilinguagens encontradas na rede com um enfoque crítico, pluralista, ético e democrático. Desenvolveram-se os conteúdos curriculares das disciplinas envolvidas tendo como pano de fundo a contextualização do tema educação fiscal e o uso da nota fiscal. Os conteúdos foram planejados a partir de gêneros textuais que são (ROJO, 2005) formas historicamente cristalizada nas práticas sociais que mediam as relações entre prática social e as atividades de linguagem dos indivíduos. A metodologia do trabalho orientou-se através da sequência didática, ou seja, (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004) um conjunto de atividades pedagógicas organizadas, sistemáticas, com base em um gênero textual que objetivou um fazer pedagógico interacionista. O tema do projeto foi: Nota fiscal: Pra que serve? O projeto é composto de quatro etapas: etapa I - seminários, vídeos, mesa redonda e pesquisa de preço nos mercados da região, etapa II - entrevista com os pais dos alunos envolvidos sobre o tema (trilíngue), etapa III - com base nas respostas os alunos criarão uma história em quadrinhos (trilíngue), etapa IV - construção de um supermercado trilíngue. Estas e outras atividades compõem, portanto este projeto que visa proporcionar práticas de leitura e escrita através das multilinguagens com base nos multiletramentos para um fazer pedagógico diferenciado, que seja capaz de proporcionar aprendizagem significativa e consequentemente transformação social através da conscientização referente à educação fiscal.
Palavras chave: projeto interdisciplinar, educação fiscal, ensino trilíngue.

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