Docente: Luciana Lisboa de
Souza
Disciplina: Alemão
Turma: 4 º ao 9º ano
Grau: Ensino Fundamental Ano
Letivo 2017
Plano de ensino
1
OBJETIVOS
DO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL:
Objetivo Geral:Proporcionar
aos alunos o reconhecimento e contato com a diversidade linguística, suas
implicações e possibilidades. A partir da língua estrangeira alemã que faz
parte do contexto histórico da região do vale do Itajaí onde as escolas estão
inseridas.
Objetivos específicos:
Mediar o desenvolvimento cognitivo
e cultural na aprendizagem da língua alemã;
Estimular o desenvolvimento
da autonomia pessoal, coletiva e social;
Sensibilizar os alunos para
a compreensão das diferentes línguas e culturas;
Conteúdo Programático:
Temas:
Apresentação, cumprimentos, localização geográfica e linguística, alfabeto,
cores, animais, números, datas comemorativas, estações do ano, dias da semana e
meses, nutrição e saúde, família, escola e material escolar, temas
transversais, tecnologias, multilinguagens, música, jogos, aniversário, partes
do corpo e partes da casa
A METODOLOGIA DA DISCIPLINA DE ALEMÃO: No planejamento das aulas de alemão serão
considerados os conceitos de: multiletramentos
(ROJO, 2012) como sendo a representação plural de diversos gêneros textuais
incluindo-se letramentos digitais e estes por sua vez imbuídos de
multilinguagens encontradas na rede com um enfoque crítico, pluralista,
ético e democrático, os Gêneros Textuais
que são (ROJO, 2005) formas historicamente cristalizada nas práticas sociais
que mediam as relações entre prática social e as atividades de linguagem dos
indivíduos, o olhar sobre a criança e sua valorização historicamente construída
(DELGADO 2004; KRAMER 1999), o
letramento e alfabetização entre bilíngues ou não (HODGES; NOBRE 2010), os
conceitos de método no ensino de língua estrangeira (LEFFA, 2012), e as
orientações pertinentes ao ensino de línguas estrangeiras presentes nos seguintes
documentos oficiais do MEC: os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL,
1998), Proposta Curricular de Santa Catarina (SANTA CATARINA, 2005) e das DCMs (BLUMENAU, 2012).
AVALIAÇÃO
Em relação
à avaliação, entendemos como um processo do ensino aprendizagem onde seus
sujeitos interagem de forma cumulativa, processual e contínua. Sendo
esta diagnóstica e não classificatória.
Sugerem-se como
estratégias de avaliação a organização conjunta de produções escritas dos
alunos e o registro de suas falas e atitudes, de modo a poder acompanhar o
percurso de aprendizagem [...] Dessa maneira, a avaliação favorece a tomada de
decisões do professor, propiciando avanços na prática pedagógica e na
aprendizagem do aluno. (SANTA CATARINA 2005, p. 41)
Os procedimentos práticos,
aplicados de forma sistemática na sala de aula, incluem:
a) Observação, sistemática e contínua, em
sala de aula - um dos instrumentos principais utilizados, cotidianamente, para
identificar e corrigir problemas de aprendizagem e de ensino;
b)
Registros de observações, ou produções dos alunos - especialmente durante os
trabalhos individuais e/ou em grupo, ou durante o desenvolvimento de projetos,
procuramos levar em conta a adequação da linguagem no nível esperado pelos
alunos, o envolvimento com a pesquisa e a interação com os colegas;
c) Compreensão oral em sala;
d) Produção oral (apresentação de trabalhos;
encenações; leituras; exercícios de pronúncia) em sala;
e) Auto-avaliação dos alunos, do grupo, e dos
educadores além de questionários, entrevistas e provas escritas.
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