Docente: Luciana Lisboa de Souza
Disciplina: Alemão
Turma: 4 º ao 9º ano
Grau: Ensino Fundamental Ano Letivo 2017

Plano de ensino 

1        OBJETIVOS DO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL:
 Objetivo Geral:Proporcionar aos alunos o reconhecimento e contato com a diversidade linguística, suas implicações e possibilidades. A partir da língua estrangeira alemã que faz parte do contexto histórico da região do vale do Itajaí onde as escolas estão inseridas.
Objetivos específicos:
Mediar o desenvolvimento cognitivo e cultural na aprendizagem da língua alemã;
Estimular o desenvolvimento da autonomia pessoal, coletiva e social;
Sensibilizar os alunos para a compreensão das diferentes línguas e culturas;
Conteúdo Programático:
Temas: Apresentação, cumprimentos, localização geográfica e linguística, alfabeto, cores, animais, números, datas comemorativas, estações do ano, dias da semana e meses, nutrição e saúde, família, escola e material escolar, temas transversais, tecnologias, multilinguagens, música, jogos, aniversário, partes do corpo e partes da casa

 A METODOLOGIA DA DISCIPLINA DE ALEMÃO: No planejamento das aulas de alemão serão considerados os conceitos de: multiletramentos (ROJO, 2012) como sendo a representação plural de diversos gêneros textuais incluindo-se letramentos digitais e estes por sua vez imbuídos de multilinguagens encontradas na rede com um enfoque crítico, pluralista, ético e democrático, os Gêneros Textuais que são (ROJO, 2005) formas historicamente cristalizada nas práticas sociais que mediam as relações entre prática social e as atividades de linguagem dos indivíduos, o olhar sobre a criança e sua valorização historicamente construída (DELGADO 2004; KRAMER 1999), o letramento e alfabetização entre bilíngues ou não (HODGES; NOBRE 2010), os conceitos de método no ensino de língua estrangeira (LEFFA, 2012), e as orientações pertinentes ao ensino de línguas estrangeiras presentes nos seguintes documentos oficiais do MEC: os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Proposta Curricular de Santa Catarina (SANTA CATARINA, 2005) e das DCMs (BLUMENAU, 2012).
 AVALIAÇÃO
Em relação à avaliação, entendemos como um processo do ensino aprendizagem onde seus sujeitos interagem de forma cumulativa, processual e contínua. Sendo esta diagnóstica e não classificatória.
Sugerem-se como estratégias de avaliação a organização conjunta de produções escritas dos alunos e o registro de suas falas e atitudes, de modo a poder acompanhar o percurso de aprendizagem [...] Dessa maneira, a avaliação favorece a tomada de decisões do professor, propiciando avanços na prática pedagógica e na aprendizagem do aluno. (SANTA CATARINA 2005, p. 41)
Os procedimentos práticos, aplicados de forma sistemática na sala de aula, incluem:

a) Observação, sistemática e contínua, em sala de aula - um dos instrumentos principais utilizados, cotidianamente, para identificar e corrigir problemas de aprendizagem e de ensino;
 b) Registros de observações, ou produções dos alunos - especialmente durante os trabalhos individuais e/ou em grupo, ou durante o desenvolvimento de projetos, procuramos levar em conta a adequação da linguagem no nível esperado pelos alunos, o envolvimento com a pesquisa e a interação com os colegas;
c) Compreensão oral em sala;
d) Produção oral (apresentação de trabalhos; encenações; leituras; exercícios de pronúncia) em sala;
e) Auto-avaliação dos alunos, do grupo, e dos educadores além de questionários, entrevistas e provas escritas.

 Referências bibliográficas do professor:
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DELGADO, Ana C. C. Infâncias e crianças: o que nós adultos sabemos sobre elas? Portugal: CEDIC, UMINHO – Instituto de Estudos da Criança, 2004.
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